Liderança - Avaliação de Perfil Comportamental

Liderar é a arte de inspirar e motivar as pessoas a chegar a um lugar que desejam. É mais que saber comandar, é exercer influência, conquistar lealdade e direcionar esforços de uma equipe para atingir seu objetivo comum.

Existem três tipos de liderança:
Autocrática (o líder impõe suas idéias e decisões e não escuta a opinião de seu grupo);
Democrática (as decisões são tomadas após reunião e em conjunto. Há o estímulo da participação do grupo);
Liberal (o líder tem pequena participação, dá total liberdade a sua equipe e não se impõe).

Assim como tudo, há prós e contras, cada um deve verificar qual o melhor tipo de liderança a ser exercida em seu ambiente de trabalho.
A capacidade de liderança exige estar apto a melhorar a cada dia e fazer as coisas saírem do papel, influenciando e motivando pessoas a alcançarem o resultado esperado. É importante ter energia e paixão que o impulsione e o motive a investir tempo e esforço para guiar outras pessoas.

Um bom líder cria estratégias, une todos os elementos do grupo, aponta a direção para o sucesso exercendo a paciência, disciplina, compromisso, respeito, humildade, carisma, inteligência, responsabilidade, flexibilidade, autoridade natural e ética. Todas estas características possibilitam que o líder tenha credibilidade com os colaboradores e faz com que os mesmos o sigam por estarem de acordo e convencidos das idéias propostas.

Um líder eficaz cria condições para que a liderança floresça em outros, identifica e cultiva novos líderes potenciais em todos os níveis. Busca a maximização de valores, constrói alianças, tem experiências desafiadoras e seu aprendizado é constante, proporciona um ambiente favorável de forma que as pessoas se sintam motivadas e queiram fazer suas ações com zelo e afinco.

Líderes enfrentam desafios todos os dias, precisam ter a percepção de si, do outro e da equipe para conseguir conduzi-los de forma criativa, positiva e confiável.