Clima organizacional - Pesquisa de clima e cultura

É a forma como os colaboradores da empresa percebem o seu ambiente de trabalho. É a atmosfera que nos faz sentir mais ou menos à vontade para permanecer, interagir e realizar.

Somos influenciados pelo clima e também exercemos influência sobre ele. Percebemos quando o clima da empresa não está favorável, portanto, é de suma importância conhecer os fatores que estão afetando de forma negativa o clima produtivo para poder então intervir de forma significativa.

Se temos um clima positivo e construtivo, geramos produtividade e qualidade de vida dentro daquele ambiente, temos por conseqüência funcionários assíduos e motivados, abrindo desta forma, espaço para inovação e mudanças. Porém se o clima for vicioso, destrutivo, prejudica toda a produtividade, causando o desgaste nas pessoas e nos relacionamentos.

Uma má gestão do clima organizacional pode trazer sérios prejuízos como baixa produtividade (funcionários insatisfeitos não trabalham), pedidos de demissões e por sua vez custos com rescisões, seleção e treinamento (pois será necessário capacitar novas pessoas).

É necessário identificar os problemas de cooperação entre membros de equipe, áreas, gestores e subordinados, falta de comunicação eficiente, senso de justiça e reconhecimento. Os interesses das pessoas devem ser idênticos aos objetivos dos negócios.

A melhoria do clima é um desafio complexo. Há necessidade de investimento em programas práticos e estruturados que reduzem o stress, aumentam o discernimento e o bem-estar dos colaboradores.

Para auxiliar nessa melhoria, é possível utilizar pesquisas de satisfação e motivação específicas, pesquisa de clima organizacional e de cultura organizacional.
Elas possibilitam identificar fatores internos e externos (vida social, situação financeira) que levam esses fatores para dentro do ambiente de trabalho gerando um clima desfavorável.

Um clima favorável ocorre quando há a satisfação das necessidades das pessoas. Cria-se um ambiente de trabalho seguro, diminui o índice de rotatividade e aumenta a produtividade.