Assessment – Avaliação de Perfil Comportamental

Em inglês assessment significa avaliação. Se tratando de gestão profissional, podemos considerar que seja um diagnóstico do potencial das pessoas, análise de perfil, uma busca pelo autoconhecimento e gestão do conhecimento.

O assessment busca soluções profissionais para avaliação de comportamento com objetivo de auxiliar na identificação e desenvolvimento do potencial de cada um. Contribui ainda para o crescimento da produtividade, melhora no relacionamento interpessoal e nos processos do dia a dia no ambiente de trabalho.

Através dessa ferramenta são analisadas comportamentos e emoções, como as pessoas expressam o que está dentro delas e como são percebidas pelos outros.

Estabelece parâmetros para selecionar e recrutar, medir o clima organizacional, avaliar o desempenho dos funcionários e criar planos de carreira já que desperta nos profissionais o autoconhecimento. O profissional passa a perceber seus pontos fortes e o que precisa ser trabalhado para melhorar seu desempenho profissional.

Uma vantagem deste investimento é a diminuição dos custos de contratação e demissão de colaboradores. Preocupa-se com a construção de equipes produtivas, desenvolvimento de gestores, coordenadores e líderes eficazes, ajuda com as mudanças e gestão de conflitos.